PROTOCOLO ASTRON – PREVENÇÃO COVID-19

Aplicado em todas as unidades Astron.

 

Pessoas Cuidando de Pessoas
Sabemos que ficar em casa é a melhor maneira de evitar o contágio da COVID -19, mas para muitos, essa não é uma opção, diante disto a Astron Hotéis trabalha mantendo a sua qualidade nos serviços prestados e adotando protocolos de higiene e sanitização ainda mais rigorosos.

Prevenção é o melhor Remédio
Nosso Protocolo foi estudado e elaborado através de recomendações de procedimentos hospitalares e práticas recomendadas pelas autoridades competentes, Ministério da Saúde, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), OMS (organização mundial da saúde) e ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira).

Protocolos gerais – Resumo
• Atendimento preferencial na recepção a clientes dos grupos de risco (idosos, hipertensos, diabéticos, com imunodeficiência e gestantes).

• Máscaras de proteção: exigidas a todos os funcionários e hóspedes.

• Álcool gel 70% disponível em pontos estratégicos, como porta de entrada, lobby recepção, balcão da recepção, em frente dos elevadores dos andares de apartamentos, banheiros das áreas sociais, restaurante, acompanhados de informativos sobre a maneira indicada de higienizar as mãos e o uso correto de máscaras de proteção.

• Delimitação de espaço em frente ao balcão da recepção para garantir distância segura entre o hóspede e funcionários da recepção, assim como delimitação no piso em frente a recepção para garantir espaço mínimo de 1,50m entre um hóspede e outro.

• Chave/cartão do apartamento higienizada pelo recepcionista antes de ser entregue ao hóspede no check-in. No check out está disponível no balcão da recepção uma caixa, devidamente sinalizada, para que o hóspede deposite a chave/cartão.

• Na recepção máquinas de cartão, teclados de computador e mouses envelopados com plástico filme e higienizados após cada uso.

• Retirados, temporariamente, revistas e livros do lobby da recepção, para evitar contaminações indiretas, assim como objetos de decoração.

• Os setores do hotel (recepção, governança e restaurante) possuem manuais com protocolos internos com procedimentos de prevenção e atuação referente a COVID-19 e reforço constante do uso correto de EPIs.

• Hóspedes são orientados para que não entrem nos elevadores sempre que este já estiver ocupado por outras pessoas

• Higienização dos sanitários das áreas sociais, balcão da recepção e elevadores com frequência intensificada e com atenção redobradas em locais de contato, como botoeiras, maçanetas, corrimãos.

• Sugerimos e incentivamos ao hóspede para que ao entrar no apartamento retire o calçado e o deixe ao lado da porta (dentro do apartamento), evitando assim circular no apartamento com o mesmo calçado que esteve na rua.

• Nos apartamentos as superfícies frequentemente tocadas, como maçanetas, interruptores, controles remotos, telefones e bancadas de trabalho, são higienizados com solução indicada para desinfecção, a cada limpeza. Foram implantados novos procedimentos de sanitização.

• Foram retirados dos apartamentos objetos decorativos que possam ser área de contato e transmissão.

• Arrumação (limpeza) de apartamento ocupado efetuada exclusivamente com a ausência do hóspede. Se o hóspede estiver no hotel, poderá aguardar no lobby da recepção, respeitando o distanciamento social e com uso de máscara.

• Após o check-out e a limpeza diária dos apartamentos estes permanecem com as janelas abertas para garantir um tempo de ventilação natural de no mínimo duas horas.

• Café da manhã preferencialmente servido/entregue no apartamento, em porções individuais, devidamente protegidas. Quando servido no salão do restaurante, também em porções individuais, deve ser respeitado o distanciamento social através do espaçamento entre as mesas de no mínimo 1,50m.

• Room service, quando disponibilizado pelo hotel, será entregue ao hóspede na porta do apartamento, sendo que o funcionário fica impedido de entrar no apartamento.

Áreas sociais das unidades, como piscina, academia, sauna, e restaurante, podem estar com acesso restrito ou indisponível durante os meses da pandemia. Após a liberação parcial, a academia poderá ser utilizada com horário marcado e individualmente. Nas salas de eventos será limitado um número máximo de participantes e distanciamento a ser respeitado.

• Os colaboradores, antes de iniciar o turno, tem sua temperatura checada e anotada, para acompanhamento e segurança do mesmo e de todos os envolvidos.

• Ar condicionado: novo protocolo de limpeza frequente dos filtros de ar foi implantado. Nas áreas sociais deve ser usado somente se indispensável. Para o ar condicionado do apartamento sugerimos a mesma prática ao hóspede: priorizar a ventilação natural.

• Em todos os ambientes de uso comum as unidades irão priorizar a saúde e segurança dos hóspedes e colaboradores, diante disto, sempre que possível portas de acesso e janelas estarão abertas para melhor circulação e ventilação.

• Serviço de delivery: o hóspede deve retirar pessoalmente com o entregador na recepção do hotel. Sugerimos que o pagamento virtual seja efetuado no ato do pedido, obtendo assim o mínimo de contato com o entregador.

• Descarte de máscaras e luvas: são descartados em duas sacolas plásticas bem amarradas, antes de serem descartadas em lixo fechado e depositado em lixeira específica para que seja retirado do hotel.

• Solicitamos aos hóspedes para que imediatamente informem a recepção do hotel em caso de suspeita de contaminação de COVID-19, assim como se esteve em contato com pessoas contaminadas.

• Recomendamos a todos os nossos hóspedes para observem as orientações e acompanhem o estado de avanço do COVID-19 em sites oficiais do governo federal e autoridades de saúde.

(maio 2020)